Observatório de Votações da Câmara dos Deputados

Sobre

A Web Semântica e a difusão de protocolos abertos e de tecnologias livres possibilita o acesso aos resultados das votações parlamentares de diversas Casas Legislativas em formatos legíveis por máquinas. O Observatório de Votações Parlamentares da AEPPSP é uma iniciativa de Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo integrantes da AEPPSP voltada a aumentar a transparência das votações parlamentares agregando valor semântico aos dados e facilitando seu cruzamento e visualização por qualquer cidadão.

Por meio deste Observatório a AEPPSP objetiva fortalecer o controle social sobre o Poder Legislativo, a atividade parlamentar e o posicionamento dos partidos políticos no intuito de oferecer os recursos necessários para qualquer cidadão compreender o posicionamento dos parlamentares e dos partidos políticos nas votações de projetos que têm impacto direto na vida das pessoas, uma vez que modificam -- para melhor ou para pior -- o arcabouço jurídico que rege nosso Estado Democrático de Direito. O Observatório pretende servir como um "polo semântico" das votações parlamentares de quatro Casas Legislativas: o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Estado de SP, e a Câmara Municipal de São Paulo.

Nesta primeira fase o desenvolvimento do Observatório está focado na extração automatizada dos dados oferecidos pelo webservice (API) de Dados Abertos da Câmara dos Deputados e sua conversão em tabelas de fácil acesso e manuseio, contendo todas as votações nominais ocorridas desde 1991 atualizadas diariamente.