Análise das Principais Votações Parlamentares

Votações analisadas: são analisadas as votações que de alguma maneira (i) são socialmente polêmicas, (ii) tiveram pouca margem para sua aprovação ou reprovação, (iii) representam algum retrocesso e foram aprovadas ou (iv) representam algum progresso e foram reprovadas. Com estes critérios de escolha o Observatório pretende oferecer à sociedade brasileira maior transparência sobre os posicionamentos dos partidos políticos em relação a temas polêmicos ou que não sejam portadores de amplos consensos sociais.

Critério de impacto: existem diversas maneiras de organizar os dados das votações parlamentares agregadas por partidos políticos. O Observatório utiliza um padrão que organiza as votações a partir do impacto de cada partido na respectiva votação. O impacto considera o total de votos Sim, Não e Obstrução, compondo uma razão que leva em conta tanto o tamanho da bancada de cada partido, quanto o posicionamento de cada voto da bancada.

Distribuição esquerda-direita: a distribuição dos partidos no eixo X (horizontal) parte sempre do critério segundo o qual à esquerda ficam os partidos que votaram “à esquerda” e, evidentemente, à direita ficam os partidos que votaram “à direita” no espectro político.

Votações progressistas:

    Impacto: Sim - Não - Obstrução

Votações conservadoras:

    Impacto: Não + Obstrução - Sim

Selecione uma votação